-  00:22h
       
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
20 Abril 2017 ás 16:34
O MÁRTIR DA INDEPENDENCIA
Relembre a saga de Tiradentes, o herói que dá nome à operação nacional lançada pela PM nesta quinta feira, 20

Autor: Interessante News - Ezio Garcia - Editor | Crédito (foto): Interessante News


Sub Tenente Cristiano Franco fala da Operação Tiradentes

Comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Nova Xavantina lançaram na tarde desta quinta feira, 20, a "Operação Tiradentes", que vai até as 8.00 horas de domingo, 23.

O objetivo é estreitar ações preventivas no âmbito das duas instituições de modo a servir a comunidade no quesito segurança, num "arrastão" durante três dias em todos os municípios brasileiros.

Falando à Rádio Nova Xavantina, o Sub Tenente Cristiano Franco, Comandante Interino da 3º Cia. da Polícia Militar, disse que no âmbito da PM, será dado ênfase nos três pontos sensíveis de concentração de ocorrências na cidade, que são as imediações da passarela e as praças Central, no setor Nova Brasília, e Suzanete Ferreira da Silva, no setor Xavantina.

Já o comando do Corpo de Bombeiros salientou que será dado ênfase nas fiscalizações já solicitadas, além de prestar todo o tipo de serviço à população.

                                                            TIRADENTES
Quando amanhecer esta sexta feira, 21, os brasileiros mais jovens provavelmente não saberão porque estarão gozando de um feriado nacional, no conforto de seus lares.

Neste dia, há 215 anos, em 1792,  o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, líder intelectual do movimento conhecido como a Inconfidência Mineira, era enforcado em praça pública, seu corpo esquartejado e pendurada as partes nos postes da cidade de Vila Rica, hoje Ouro Preto-MG, como forma de intimidação da população.

O Tiradentes como ficou conhecido, devido ao ofício que lhe foi ensinado por um tio, e do qual era exímio praticante, queria libertar o Brasil de Portugal, junto com a fina flor da sociedade mineira que compunha o movimento, formada em sua grande maioria por Maçons da época, inclusive o próprio Alferes.

Por esta razão o Alferes é considerado até hoje o Patrono da Polícia Militar  e da Maçonaria brasileiras. Do movimento faziam parte renomados juristas e Desembargadores, como Thomaz Anonio Gonzaga, Alvarenga Peixoto, Cláudio Manoel da Cosa e outros.

                                                              TRAIÇÃO

A Inconfidência Mineira foi inspirada pela Revolução Francesa, cujos eflúvios iluministas ecoavam por toda a Europa e EUA, e foram captados pelo Brasil, insulflados pela cobrança abusiva de impostos por parte da Coroa Portuguesa.

A revolução seria lançada no dia cobrança da "Derrama", uma cobrança extorsiva de impostos de caráter retroativo, impagável pelos mineradores brasileiros, que teriam que pagar por todo o ouro já extraído até então, fora o que já pagavam regularmente.

Uma traição porém pôs fim ao movimento. Sabedor e membro do movimento, o Coronel Joaquim Silvério dos Réis delatou o plano ao Vice Governador da capitania de Minas, que prendeu todos integrantes, decretando prisão perpétua para todos (que depois foi relaxada), menos para Tiradentes, que condenado à forca, segundo a sua sentença decretada pela Coroa, "para servir de exemplo à futuros revoltosos da colônia".

De nada valeu a intimidação: a brutalidade da ação, realizada com ares de espetáculo com fins de impressionar o público, gerou revolta na população, criando uma situação insustentável, que desembocou, 30 anos depois, no Grito de Independência dado por Dom Pedro I, nas margens do Rio Ipiranga, no estado de São Paulo.






0 Comentário(s):


AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do INTERESSANTE NEWS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. INTERESSANTE NEWS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  VEJA MAIS...
EUBIOSE
A Administraçao da SBE de NX comunica que as palestras para os interessados será todos os sábados, a partir deste dia 22, às 19 horas, no prédio da Biblioteca HJS, próximo à Prefeitura.
AQUI & AGORA
Trazida pelo vice prefeito Ney Welinton, empresa do setor madeireiro se instala em Nova Xavantina
CONFRESA
Polícia Civil incinera 57 quilos de entorpecentes e 2.600 cigarros
ALTO ARAGUAIA
Quase meia tonelada de cocaína é apreendida na região de Alto Araguaia
RIBEIRãO CASCALHEIRA
Operação apreende couro de onça, fuzil, munições e mais 13 armas de fogo
ÁGUA BOA
Corpo encontrado carbonizado em sítio no PA Jaraguá
PARANATINGA
Trabalhador rural tem mais de 80% do corpo queimado dentro de fazenda
NOVA MUTUM
Posto de Combustível é Assaltado
© Interessante News - 2017 - Todos Direitos Reservados