-  00:21h
       
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
19 Abril 2017 ás 08:59
DIA DO ÍNDIO
Martírio, documentário sobre a luta do povo Guarani-Kaiowá, será exibido no dia 19 de abril em Nova Xavantina

Autor: Interessante News | Crédito (foto): Maíra Ribeiro



Exibição gratuita na Unemat, aberta a toda população, traz reflexão e debate no dia dos povos indígenas.

Por Maíra Ribeiro

Você sabia que o dia 19 de abril é considerado Dia dos Povos Indígenas em todos os países do continente americano? Todo ano em Nova Xavantina, a Coordenação Técnica Local da Fundação Nacional do Índio (Funai) organiza atividades educativas e culturais na cidade em abril visando trazer informação e debate sobre a realidade dos povos indígenas no Brasil.

Neste ano, haverá exibição do filme Martírio, de Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tita no auditório da Unemat às 19 da noite no dia 19 de abril. O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros e narra a trajetória de luta pela terra do povo Guarani-Kaiowá no Mato Grosso do Sul. É uma história de expulsão, conflitos, mortes violentas e direitos negados. Não é um filme tranquilo, porém necessário para compreender um dos maiores problemas territoriais que estamos enfrentando na atualidade brasileira. Após a exibição, haverá debate com a indígena Xavante Indiana Petsirei’õ Dumhiwe, chefe da Coordenação Técnica Local da Funai em Nova Xavantina e com a professora doutora Maria Stela França, antropóloga docente da Unemat.

O filme Martírio foi recém lançado nos cinemas, mas já possui na bagagem premiações nos principais festivais do cinema brasileiro. No 49º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, em 2016, recebeu o prêmio de Melhor Filme do Júri Popular e o prêmio especial do Júri. Já na 40º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, também do ano passado, recebeu o prêmio de Melhor Documentário Brasileiro. Trata-se de uma oportunidade única para o público xavantinense conhecer o melhor da produção audiovisual da atualidade brasileira.

O evento é organizado pela Funai em Nova Xavantina e conta com o apoio da universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, Campus de Nova Xavantina e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da cidade. Além da exibição do filme, a Funai fará palestra sobre os povos indígenas e exibição fotográfica na Escola Estadual Coronel Vanique a convite da escola.




0 Comentário(s):


AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do INTERESSANTE NEWS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. INTERESSANTE NEWS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  VEJA MAIS...
EUBIOSE
A Administraçao da SBE de NX comunica que as palestras para os interessados será todos os sábados, a partir deste dia 22, às 19 horas, no prédio da Biblioteca HJS, próximo à Prefeitura.
AQUI & AGORA
Trazida pelo vice prefeito Ney Welinton, empresa do setor madeireiro se instala em Nova Xavantina
CONFRESA
Polícia Civil incinera 57 quilos de entorpecentes e 2.600 cigarros
ALTO ARAGUAIA
Quase meia tonelada de cocaína é apreendida na região de Alto Araguaia
RIBEIRãO CASCALHEIRA
Operação apreende couro de onça, fuzil, munições e mais 13 armas de fogo
ÁGUA BOA
Corpo encontrado carbonizado em sítio no PA Jaraguá
PARANATINGA
Trabalhador rural tem mais de 80% do corpo queimado dentro de fazenda
NOVA MUTUM
Posto de Combustível é Assaltado
© Interessante News - 2017 - Todos Direitos Reservados